A OSC Lar da Menina foi criada em 1998, na cidade de Lagoa Vermelha, no norte do Rio Grande do Sul, como uma ideia desenvolvida por Alba Roman e Helena Argenta, e inicialmente surgiu com o intuito de auxiliar e acolher meninas em situações de vulnerabilidade e risco.

Na época a cidade já possuia outra casa de acolhimento, porém esta recebia apenas garotos, o que deixava as meninas em situações de risco sem alternativas de segurança. Surge então o 'Lar da Menina', uma OSC que nasce para acolher, proteger e ajudar meninas de todas as idades e de vários munícipos da região.

Em 2010 nossa casa passou também a acolher meninos e meninas, para evitar que irmãos acabassem sendo separados. A casa onde o Lar reside desde sua criação foi cedida pela prefeitura de Lagoa Vermelha e recebeu uma reforma recentemente, onde o ambiente passou a se tornar cada vez mais acolhedor e confortável.

Acima de tudo nosso objetivo foi e continua sendo ajudar as nossas crianças. Oferecer conforto, acolhimento, afeto e um ambiente no qual eles se sintam seguros e possam assim crescer, apesar de todas as adversidades, com um futuro brilhante e felizes, como toda criança merece ser.

Atualmente, mais de 20 anos depois, temos orgulho de dizer que ao longo de nossa história o Lar da Menina obteve um retorno imensurável por parte dos acolhidos que passaram pela casa, com depoimentos de hoje adultos de sucesso, graduados, com famílias e carreiras, e que um dia passaram por nossa casa.

Temos orgulho de fazer parte dessa história.

Nossa História

NOSSA EQUIPE

Os membros da diretoria atuam de forma integral e imparcial, para que se garanta todos os direitos e deveres dos acolhidos conforme consta ECA, CMAS, COMDICA e demais órgãos de proteção, visando o melhor para as crianças da nossa casa.

DIRETORIA

ASSISTENTE SOCIAL E PSICÓLOGA

MONITORAS E AUXILIARES

A equipe técnica (psicóloga e assistente social) desenvolvem o trabalho de acompanhamento psico-social, mantendo o bem-estar psicológico e assistencial das crianças e adolescentes da casa.

Responsáveis por monitoramento 24 horas, as educadoras acompanham as crianças e adolescentes em todas as atividades pertinentes da rotina diária, auxiliando-os no quesito educacional e afetivo.

Helena Pimentel Argenta; Roselene de Morães; Loreni T. Alves Padilha; Terezinha Bonotto; Clacir Francisco Bonatto; Juliana Hausen Tramontini; Rômulo Moreira da Silva; Sírio Abraão; Rosângela Nezello; Ruth Beatriz Bussolotto; Salete Formi Narafiski.

MEMBROS DA DIRETORIA ATUAL:

GALERIA DE PRESIDENTE DO LAR DA MENINA

Helena Argenta

Helena Argenta

1998 - 2002

Presidente atual - desde 2014

Rosângela Nezzelo

2004 - 2006

Helena Argenta

2006 - 2011

Inaira Carneiro

Helena Argenta

2014 - Atualmente

2013 - 2014